Marcelo Alvarenga aborda o uso da Inteligência Artificial nos cartórios de RTDPJ durante congresso em Rondônia
14/10/2025O Congresso de Direito Notarial e Registral foi realizado em 9 e 10 de outubro, reunindo 15 palestrantes e painelistas de referência nacional e local.
O responsável técnico pela Central ONRTDPJ e 2º tesoureiro do IRTDPJBrasil, Marcelo Alvarenga, palestrou sobre Inteligência Artificial (IA) nos cartórios de RTDPJ na última sexta-feira, 10, no segundo dia de atividades do Congresso de Direito Notarial e Registral de Rondônia, realizado pela Corregedoria Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO) em parceria com a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron).
Com conteúdo completo sobre o assunto, a palestra do responsável pela Central ONRTDPJ demonstrou a necessidade de implantação de serviços automatizados a partir do uso da IA, dando mais eficiência e estabilidade aos cartórios.
“Estamos em um momento em que os cartórios de Títulos e Documentos precisam operar mais rápido, com mais eficiência e precisão. Para isso, precisamos de todas as ferramentas que temos disponíveis e a inteligência artificial é uma grande aliada”, destacou Marcelo Alvarenga.
A registradora Oficial do 1° Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Porto Velho/RO e conselheira fiscal do IRTDPJBrasil, Patrícia de Fátima Assis Barros, prestigiou o evento e destacou a importância dos temas discutidos durante a programação. “O Congresso foi um sucesso, contando com representantes de cada especialidade cartorária e palestrantes com uma excelente didática”, ressaltou a registradora.
Registradores prestigiam o Congresso de Direito Notarial e Registral de Rondônia. Imagens: TJRO
O evento contou também com a presença do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux que palestrou sobre “Análise econômica do Direito Notarial”. A programação incluiu, ainda, debates sobre o e-Notariado e inovações, usucapião e adjudicação compulsória, as novas ferramentas do protesto e a atuação dos Operadores Nacionais junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O congresso teve transmissão ao vivo pelo canal do TJRO no YouTube, com acessibilidade em Libras durante toda a programação. Confira à íntegra do segundo dia:
Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil com informações e imagens do Tribunal de Justiça do Estado de RondôniaEm: 14/10/2025